Dons Espirituais no Mormonismo

A teologia Mórmon ensina que quando os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são fiéis e dignos (obediente aos mandamentos de Deus em todos os aspectos de suas vidas), eles podem receber e nutrir importantes bênçãos espirituais do Senhor. Um profeta no Livro de Mórmon (volume de escritura qual é a “pedra fundamental” da teologia Mórmon) descreve esse estado beneficente dentre seu povo do antigo continente americano: “Portanto estudamos os profetas e temos muitas revelações e o espírito de profecia; e com todos estes testemunhos obtemos uma esperança e nossa fé torna-se inabalável, de sorte que podemos verdadeiramente ordenar em nome de Jesus e as próprias árvores ou as montanhas ou as ondas do mar nos obedecem” (Jacó 4:6).

Dons espirituais são bênçãos especiais, dadas pelo Senhor, de sabedoria e poder espiritual. Uma enumeração dessas bênçãos pode ser encontrada nas escrituras oficiais Mórmons, tais como a seguinte, no Novo Testamento:

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outros a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repetindo particularmente a cada um como quer” (1 Coríntios 12:4-11).

Informações sobre esses dons foram reveladas por Deus para o profeta moderno Joseph Smith durante o que os Mórmons acreditam que foi a restauração da Igreja de Cristo na Terra. Em Doutrina e Convênios (um outro importante volume de escrituras na teologia Mórmon), uma profecia está registrada o qual inclui muitos dos mesmos dons listados acima, bem como outros:

“A alguns é dado saber, pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo. A outros é dado crer nas palavras deles, para que tenham também vida eterna se permanecerem fiéis. E também o Espírito Santo faz saber a alguns as diferenças de administração, conforme for agradável ao mesmo Senhor, segundo desejar o Senhor, que molda suas misericórdias às condições dos filhos dos homens. E também a alguns é dado perceber, pelo Espírito Santo, se as diversidades de operações são de Deus, para que as manifestações do Espírito sejam dadas a todo homem para seu proveito. E também em verdade vos digo: A alguns é dada, pelo Espírito de Deus, a palavra de sabedoria. A outros é dada a palavra de conhecimento, para que todos possam ser ensinados a serem sábios e a terem conhecimento. E também a alguns é dado ter fé para serem curados; E a outros é dado ter fé para curar. E também a alguns é dada a operação de milagres; E a outros é dado profetizar; E a outros, o discernimento de espíritos. E também a alguns é dado falar em línguas; e a outros é dado a interpretação de línguas. E todos esses dons vêm de Deus, para o benefício dos filhos de Deus” (Doutrina e Convênios 46:13-26)

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) acreditam que esses dons espirituais, ou dos do Espírito, vem de Deus e devem ser usados a serviço de Seus filhos. Os Mórmons acreditam que o Senhor conhece e ama todas as pessoas da Terra individualmente. Ele entende perfeitamente o que cada um pode alcançar para construir sua Igreja e permitindo o desenvolvimento pessoal de acordo com o Seu evangelho. Um outro profeta de Deus no Livro de Mórmon, chamado Morôni, declarou:

“E novamente vos exorto, meus irmãos, a não negardes os dons de Deus, pois eles são muitos; e eles vêm do mesmo Deus. E de diversas maneiras são esses dons administrados; mas é o mesmo Deus que opera tudo em tudo; e eles são dados pelas manifestações do Espírito de Deus aos homens, para beneficiá-los. […] E desejaria exortar-vos, meus amados irmãos, a vos lembrardes de que ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre; e que todos esses dons dos quais falei, que são espirituais, nunca desaparecerão enquanto o mundo existir, a não ser pela incredulidade dos filhos dos homens” (Morôni 10:8,19).

 

Deixe uma Resposta

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2015 A Igreja Mormon. Todos os direitos reservados.
Esta página web não pertence nem é afiliada a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (algumas vezes também chamada de Igreja Mórmon ou Igreja SUD). Os pontos de vista expressos pelos usuários são de responsabilidade dos mesmos e não representam necessariamente a posição da Igreja. Para acessar os sites oficiais da Igreja visite: LDS.org ou Mormon.org.