Dons Espirituais no Mormonismo

A teologia Mórmon ensina que quando os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são fiéis e dignos (obediente aos mandamentos de Deus em todos os aspectos de suas vidas), eles podem receber e nutrir importantes bênçãos espirituais do Senhor. Um profeta no Livro de Mórmon (volume de escritura qual é a “pedra fundamental” da teologia Mórmon) descreve esse estado beneficente dentre seu povo do antigo continente americano: “Portanto estudamos os profetas e temos muitas revelações e o espírito de profecia; e com todos estes testemunhos obtemos uma esperança e nossa fé torna-se inabalável, de sorte que podemos verdadeiramente ordenar em nome de Jesus e as próprias árvores ou as montanhas ou as ondas do mar nos obedecem” (Jacó 4:6).

Dons espirituais são bênçãos especiais, dadas pelo Senhor, de sabedoria e poder espiritual. Uma enumeração dessas bênçãos pode ser encontrada nas escrituras oficiais Mórmons, tais como a seguinte, no Novo Testamento:

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outros a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repetindo particularmente a cada um como quer” (1 Coríntios 12:4-11).

Informações sobre esses dons foram reveladas por Deus para o profeta moderno Joseph Smith durante o que os Mórmons acreditam que foi a restauração da Igreja de Cristo na Terra. Em Doutrina e Convênios (um outro importante volume de escrituras na teologia Mórmon), uma profecia está registrada o qual inclui muitos dos mesmos dons listados acima, bem como outros:

“A alguns é dado saber, pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo. A outros é dado crer nas palavras deles, para que tenham também vida eterna se permanecerem fiéis. E também o Espírito Santo faz saber a alguns as diferenças de administração, conforme for agradável ao mesmo Senhor, segundo desejar o Senhor, que molda suas misericórdias às condições dos filhos dos homens. E também a alguns é dado perceber, pelo Espírito Santo, se as diversidades de operações são de Deus, para que as manifestações do Espírito sejam dadas a todo homem para seu proveito. E também em verdade vos digo: A alguns é dada, pelo Espírito de Deus, a palavra de sabedoria. A outros é dada a palavra de conhecimento, para que todos possam ser ensinados a serem sábios e a terem conhecimento. E também a alguns é dado ter fé para serem curados; E a outros é dado ter fé para curar. E também a alguns é dada a operação de milagres; E a outros é dado profetizar; E a outros, o discernimento de espíritos. E também a alguns é dado falar em línguas; e a outros é dado a interpretação de línguas. E todos esses dons vêm de Deus, para o benefício dos filhos de Deus” (Doutrina e Convênios 46:13-26)

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) acreditam que esses dons espirituais, ou dos do Espírito, vem de Deus e devem ser usados a serviço de Seus filhos. Os Mórmons acreditam que o Senhor conhece e ama todas as pessoas da Terra individualmente. Ele entende perfeitamente o que cada um pode alcançar para construir sua Igreja e permitindo o desenvolvimento pessoal de acordo com o Seu evangelho. Um outro profeta de Deus no Livro de Mórmon, chamado Morôni, declarou:

“E novamente vos exorto, meus irmãos, a não negardes os dons de Deus, pois eles são muitos; e eles vêm do mesmo Deus. E de diversas maneiras são esses dons administrados; mas é o mesmo Deus que opera tudo em tudo; e eles são dados pelas manifestações do Espírito de Deus aos homens, para beneficiá-los. […] E desejaria exortar-vos, meus amados irmãos, a vos lembrardes de que ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre; e que todos esses dons dos quais falei, que são espirituais, nunca desaparecerão enquanto o mundo existir, a não ser pela incredulidade dos filhos dos homens” (Morôni 10:8,19).

 

Deixe uma Resposta

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2014 A Igreja Mormon. Todos os direitos reservados.
Esta página web no es propiedad ni está afiliada a La Iglesia de Jesucristo de los Santos de los Últimos Días (algunas veces llamada la Iglesia Mormona o Iglesia SUD). Los puntos de vista expresados por los usuarios individuales son de responsabilidad de los mismos usuarios y no representan necesariamente la posición da Igreja. Para conhecer os sites oficiais da Igreja, acesse: LDS.org ou Mormon.org.